antropologia
Disciplina: ANTROPOLOGIA a cultura tem uma lógica propria
Referência
Bibliografia
objetivo
Já foi o tempo em que se admitia existirem sistemas culturais lógicos. Levy-Bruhl, em seu livro A mentalidade primitiva, admitia mesmo que a humanidade podia ser dividida entre aqueles que possuíam um pensamento lógico e os que estavam em uma fase pré-lógica. Todo sistema cultural tem a sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro.
A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.
Entender a lógica de um sistema cultural depende da compreensão das categorias constituídas pelo mesmo.
Principais opiniões do autor
Sem estes meios materiais o homem tem que tirar conclusões a partir de sua observação direta, valendo-se apenas do instrumental sensorial de que dispõe.
O homem sempre buscou explicações para fatos tão cruciais como a vida e a morte. Estas tentativas de explicar o início e o fim da vida humana foram sem dúvida responsáveis pelo aparecimento dos diversos sistemas filosóficos.
Todas as sociedades dispõe de um sistema de classificação para o mundo natural parece não haver mais dúvida, mas é importante reafirmar que esses sistemas divergem entre si porque a natureza não tem meios de determinar ao homem um só tipo taxionômico.
O homem que vive com a mulher será chamado pela criança por um termo que podemos traduzir como ´´ companheiro da mãe ´´
Conclusões
´´O pensamento mágico- diz Lévi-Strauss – não é um começo, um esboço, uma iniciação, a partir de um todo que não se realizou; forma um sistema bem articulado, independente deste outro sistema que constituirá a ciência, salvo a analogia normal que as aproximas e que faz do primeiro uma expressão metafórica do segundo. ´´ assim, ao invés de um contínuo magia, religião e ciência, temos de fato sistemas simultâneos