antropologia
Atualmente o Estado através dos mecanismos jurídicos visa à proteção da mulher, não mais colocando como pressuposto a sua “honra” e em voga sua reputação e ideais de vida, mas sim assegurando que a mesma tenha seus direitos resguardados enquanto classe minoritária e cidadã e não tornando sua conduta mais digna do que a garantia da sua integridade física, emocional e psicológica, como outrora acontecia ao tempo da republica.
10-Discuta o papel do Estado Formal na “cultura do crime e da lei”.
Segundo Elizabeth Cancelli, a violência, o crime e os direitos fazem parte da politica e os homens criam suas concepções de sociedade e as relacionam com a violência em alguns de seus aspectos, ou seja, na medida em que a violência é a negação da própria politica estudar os instrumentos de violência e repressão de uma sociedade é mergulhar no interior da cultura politica da sociedade. O Estado cria leis para reprimir uma violência gerada pelo distanciamento com a sociedade e por problemas socioculturais herdados de um Brasil colônia onde os direitos do individuo nunca foram respeitados pelo Estado, ele cria medidas coercitivas para estancar uma violência gerada por ele próprio ao deixar de satisfazer as necessidades básicas dos cidadãos, tais como moradia, alimentação, saúde e educação.
16-Sobre Direitos Humanos:
“Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, reigião, opinião politica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. “Artigo 2º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948”.
É possível haver Direitos Humanos universais? Reflita sobre a realidade cultural do mundo atual e a existência de leis comuns a toda humanidade.
Com o advento da criação da ONU, a globalização e a conscientização dos cidadãos ao redor do mundo sobre a