Antropologia
RODRIGO MARQUES DOS SANTOS _______________________TIA: 41316789
Auguste Comte é o genitor da sociologia. Comte rompeu com as crenças religiosas e com aquelas ideias do Iluminismo. Seu pensamento surgiu na primeira metade do século XIX, com inspiração no progresso científico; Comte trouxe ao patamar da sociologia aquelas novidades que surgiram na evolução tecnológica de seu tempo.
Auguste Conte busca neste pensamento, mostrar a progressão do tipo de explicação em relação à sociedade; quanto mais primitivo o pensamento, mais ele está voltado às discussões religiosas; quanto mais avançado o pensamento, mais o pensamento incorpora os dados da ciência. O pensamento humano passará por três etapas: o estado teológico, o metafísico e o positivo. O auge do pensamento humano ocorre no positivismo, nesta fase, ocorrerá uma compreensão científica do mundo, assim sendo, a sociologia positivista buscará estabelecer as constantes leis da natureza, o estabelecimento normativo de tudo aquilo que envolve a vida humana.
Já Émile Durkheim, foi o coordenador da sociologia, neste pensamento foi definida uma ciência com estatutos próprios e autônomos. Para Durkheim, a sociologia devia ser pensada a partir da própria sociedade, buscou construir uma ciência sociológica a partir dos métodos e princípios que regem as próprias ciências naturais. Durkheim foi objetivo perante a sociologia, essa foi ponderada, estável, menos engajada; ao seu tempo foi percebido que muito pouco havia sido desenvolvido diante a questão do método da sociologia, aqui, os sociólogos partiam diretamente à análise dos dados empíricos, sem teorizar a respeito do método. Para