ANTROPOLOGIA
CAMPINAS, 06 DE JUNHO DE 2014
A CIENCIA E SUAS METODOLOGIAS
1.1 O QUE É CIENCIA? E QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS?
A ciência é uma investigação empírica sistemática que tem como objetivo gerar e consolidar teorias que: expressem conhecimento e entendimento de fenômenos, baseados em dados empíricos e bem confirmados; permitam a descoberta de novos fenômenos e meios para gerar fenômenos; possuam ambitos gradativamente maiores de fenômenos, incluindo fenômenos que emergem no curso de experimentação e de medida; tenham frequentemente em vista aplicações tecnológicas, ou outro uso pratico; a teoria é a verdade até que se prove o contrario.
Seus objetivos são: aceitar teorias cientificas e colocar hipótese no conjunto de conhecimento cientifico objetivos e consensuais, apenas se eles forem bem confirmados; Rejeitar uma hipótese ou teoria apenas se ela contradizer resultados adequadamente aceito, suspender julgamentos de aceitação ou rejeição, enquanto pesquisas adicionais ainda forem demandadas.
Visão de mundo: abordagens compreensivas da natureza dos vários tipos de objetos que compõe o mundo, de como eles estão estruturados e relacionados e de como interagem uns com os outros, suas origens, possibilidades e destinos.
Perspectivas de valores: valores pessoais, éticos, sociais, constituem uma totalidade mais ou menos coerente aos valores das pessoas.
Ao longo da modernidade tem-se associados a ciência ao materialismo cientifico “Diz-se que o materialismo proveria uma descrição do mundo assim como ele realmente é, e não uma que reflita experiências humanas particulares e interesses ou pressuposições culturais”
A ciência moderna tem de fato adotado quase que exclusivamente uma abordagem metodológica particular. Essa incorpora estratégias sob as quais teorias potencialmente admissíveis acabam sendo restringidas aquelas que podem representar e explicar.
1.2 EM QUE CONSCISTE A ABORDAGEM DESCONTEXTUALIZADA (DA)? A