antropologia
PÓLO DE CHUPINGUAIA
Alessandra Gonçalves Aguiar
Edivan Oliveira Sidou
Geny Rodrigues De Souza Silva
Maria Beatriz Zahn De Araújo
Poliana Lins Garcês
A CIÊNCIA E O MÉTODO CIENTÍFICO:
ATIVIDADES AVALIATIVAS
CHUPINGUAIA/RO
OUTUBRO DE 2013
ATIVIDADES AVALIATIVAS Com base no texto da página 22 à 23 da Apostila de Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas, Módulo I: Metodologia da Pesquisa) e mediante os textos-bases das subunidades 1 e 2 responda as seguintes perguntas:
1. Como se dá o surgimento da ciência? A Ciência surge na Idade Moderna, a partir da separação da Filosofia e da Religião através de duas grandes correntes: a do Empirismo com Galileu (1564-1642), Francis Bacon (1561-1626) e John Locke (1632-1704); e a corrente Racionalista desenvolvida por René Descartes. A partir de então criou-se um processo de avaliar o conhecimento empírico chamado método científico que surgiu no séc. XVIII com Galileu. A ciência moderna nasce com a determinação de um objeto específico de investigação e com o método pelo qual se fará o controle deste conhecimento.
2. Por que o senso comum foi substituído pelo conhecimento científico? Porque o homem não se contentou com as explicações dos fatos e fenômenos dadas pela religião e pelo saber comum na experiência cotidiana, nem mesmo com as justificações racionais dadas pela filosofia. Ele sentiu a necessidade de obter um conhecimento certo, comprovado, universal, ou seja, verdades fundadas em princípios e causas que se aplicam a todos os casos e em qualquer tempo e em qualquer lugar. Deste modo, podemos dizer que o senso comum é um conhecimento espontâneo e a ciência um conhecimento intencional.
3. De que se ocupa a ciência? E o senso comum? A Ciência se ocupa de esclarecer aspectos problemáticos do senso comum antes explicados pelo conhecimento empírico, através de métodos como: pesquisas,