antropologia
Curso: Engenharia de produção
Disciplina: Fundamentos antropológicos e sociológicos
Docente: Lídia Marcelle Arnaud Aires
Atividade: Produção da Atividade Significativa
Produto: Relato etnográfico- I Unidade
Estudante: Felipe José Ferreira Damasceno
Valor:7,0 pontos
Há algum tempo o conceito de família tem mudado desde o já acostumado modelo que a sociedade estava habituada (família nuclear). Com isso foi escolhido um modelo de família moderna na qual é constituída por uma mãe(entrevistada) e dois filhos, tal escolha foi feita em contrapartida da cultura que defende a figura paterna como “cabeça” da família.
Sandra (37 anos, dona de casa), segundo a mesma homens e mulheres desde o início da civilização deveriam ter direitos iguais considerando que o sexo não as diferencia dos homens. Para ela a violência contra qualquer semelhante é considerada uma pratica selvagem. Comparando a situação completamente diferente das mulheres do filme “a fonte das mulheres”, Sandra se encontra numa condição muito mais favorável, considerando a ausência do marido (algo que não nos surpreende na cultura de hoje), mas não esquecendo as responsabilidades que a mesma tem com filhos, trabalho, e atividades domesticas.
Hoje em dia, como podemos ver o exemplo de Sandra, observamos a figura da mulher como sendo mais responsáveis por suas próprias decisões, quebrando a cultura imposta pela sociedade que mostrava o homem como “centro” da família. Como podemos ver também adquiriu o direito de trabalhar sem sofrer preconceito por parte de algumas culturas que associam a figura da mulher unicamente às atividades domesticas, como podemos perceber no filme assistido, a mulher sendo responsável pelas atividades domesticas e também por algumas atividades de campo, como buscar a água e pegar alguns gravetos.
Diante do que foi exposto, pode-se observar a mudança no papel da mulher diante da cultura de muitas sociedades, levando em conta as