antropologia
Estudo dos aspectos da humanidade, incluindo a adaptação, a evolução e os factores culturais, resultando de uma interação entre a biologia e a cultura
Antropologia Física
Teve origem no seculo XIX, quando os cientistas se interessaram pela origem da espécie moderna e começaram a duvidar da interpretação bíblica.
Descreve, originalmente, a variação física, visto que reflecte mudanças na área da genética, nutrição, adaptação e desenvolvimento.
E uma subdisciplina, também designada como antropologia biológica, em consequência da evolução da ciência que começou a dar maior importância a tópicos mais biológicos como a genética (doenças, distinção sexual…), a biologia evolutiva (fosseis), o crescimento e desenvolvimento, adaptações fisiológicas e nutrição.
Áreas de estudo da antropologia Biológica
Paleantropologia
E uma abordagem interdisciplinar ao estudo dos primeiros hominídeos- a sua cronologia, estrutura física, habitats, dietas, restos arqueológicos, etc. Paleoantropologia- analisa as populações do passado, em particular desde o mesolítico à actualidade. Efetua a diagnose sexual, estimativa da idade à morte, causa de morte.
Primatologia
É o estudo dos primatas não humanos, tendo em conta a sua anatomia, genética, comportamentos, etc.
Antropologia Forense
E o estudo dos restos humanos aplicados a um contexto legal
Osteologia
E o estudo de materiais de esqueleto, focando-se na interpretação de restos humanos em escavações arqueológicas, na anatomia de esqueletos, na fisiologia dos ossos, e desenvolvimento e crescimento. Paleopatologia- Ramo da osteologia que estuda a evidencia ou feridas em restos de esqueletos humanos em escavações arqueológicas;
Antropologia Cultural
Estudo de todos os aspectos do comportamento humano, especialmente num contexto inter-cultural;
Surgiu no Século XIX, quando os europeus encontraram sociedades primitivas em Africa, Ásia e Novo Mundo( americas).
Os