antropologia
Gêneros e Sexualidade nos Espaços Educativos: tem como propósito a discussão das questões dos corpos, étnico-raciais, gêneros e sexualidades na contemporaneidade, problematizando-as nos diversos espaços educativos tais como: universidade, escola, mídia, instituições religiosas, jurídicas, de saúde e de trabalho, entre outras. Os estudos de gênero procuraram mostrar que as referências culturais são sexualmente produzidas por meio de símbolos, jogos de significação e relações de poder, de parentesco, econômico e políticas. “As relações de gênero é uma construção cultural e social e como tal representa um processo contínuo e descontínuo de produção de lugares e poderes do homem e da mulher em cada cultura e sociedade”
A categoria gênero reforça o estudo da história social, ao mostrar que as relações afetivas, amorosas e sexuais não se constituem realidades naturais. A condição de gênero legitimada socialmente se constitui em construções, imagens, referências de que as pessoas dispõem, de maneira particular, em suas relações concretas com o mundo. Homens e mulheres elaboram combinações e arranjos de acordo com as necessidades concretas de suas vidas.
SEXUALIDADE NA ESCOLA...
Atualmente, a mídia veicula campanhas sobre a necessidade de esclarecimentos por parte da escola, as crianças e adolescentes, sobre as implicações de uma sexualidade exacerbada, cuja manifestação chega em algumas vezes ao exagero por parte dos mesmos. Aos profissionais da educação, como um todo, cabe a tarefa de buscar a solução das dúvidas que seus alunos apresentam e de uma forma clara, sem tentar fugir das respostas aos questionamentos quando estes são colocados por seus alunos, procurando manter uma postura informativa de modo a esclarecer e orientar os alunos.
PUBERDADE
GRAVIDEZ INDESEJADA
DST
HOMOSSEXUALIDADE
BULLYNG
“A Educação Física pode se considerar uma disciplina privilegiada e bastante importante no Desenvolvimento Sexual de um "Ser".