ANTROPOLOGIA
Curso de Administração Pública
Antopologia
Tema: Resumo do Trabalho
Discente: Crsitina João
Docente:
Maputo, Maio de 2014
Estudo etno-antropologicos – Natureza e cultura
O objectivo específico da pesquisa antropológica é o homem. A antropologia cultural indasa significado e as estruturas da vida do homem como expressão da sua actividade mental.
As manifestações da actividade mental do homem são: expressões de escolhas determinados que o homem faz para organizar a própria vida. O homem como individuo as relações com os outros homens, a relação humana dos indivíduos e dos grupos com a natureza.
A natureza é antes de mais o universo como totalidade cósmica visível e invisível dentro do qual o homem está imerso.
O confronto com esta realidade imensa e imprecisa atrai permanentemente o homem. Busca a medida do universo para encontrar seu limite individual e procura avaliar as suas forças para conhecer as suas dimensões e determinar a sua própria relação cósmica.
Por natureza compreende-se também o ambiente ecológico, a terra, a vegetação, os animais, a vida humana desenvolve-se em simbiose com esta realidade. O homem tende constantemente a conhecer a sua íntima constituição.
O mundo animal e o mundo vegetal não são utilizados apenas porque existem mas porque sugerem ao homem um método de pensamento.
As leis físicas e biológicas que regem a constituição íntima doas coisas e dos seres são também descritas pelo nome de natureza. O próprio homem na sua estrutura física sujeita-se estas leis, nasce, cresce e morre. A personalidade do homem qualquer que possa do ponto de vista cultural; tem um fundamento determinado na sua própria constituição física e biológica.
A constituição natural do homem apresenta-se sob uma forma dupla devido a diferenciação dos sexos. O princípio duplo não só implica uma necessidade própria de relação elementares entre os