Antropologia
Este trabalho pretende oferecer um balanço dos paredígmas fundamentais da Sociologia, concentrando-se no estudo das posturas teóricos-metodológicas de Marx e Engles, Durkheim e Weber.
Otexto propoe elucidar os elementos essenciais das tres pespectivas sociológicas, bem como os resultados a que chegaram quanto à análise da sociedade complexas.
A influência dessas teorias nopensamento social do sécuo XX e as tentativas de articular as dimensões micro e macro sociológicas serão rapidamente consideradas nesse texto.
EMILE DURKHEIM
Durkheim formou-se em Filosofia, porém suaobra inteira é dedicada à Sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animalselvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.
A este processo deaprendizagem, Durkheim chamou de "Socialização", a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nosorientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "Fatos Sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia.
Nem tudo que uma pessoa faz é umfato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontadesindividuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.O mérito de Durkheim aumenta ainda mais quando publica