Antropologia
Introdução
Neste trabalho, abordaremos os principais conceitos de um morador de rua, assim como tantos outros, onde vimos que é muito difícil para um Assistente Social realizar seu trabalho, pois tem que começar levando primeiro a solidariedade a esse morador, dando assistência para ele, como sair da rua e viver em um abrigo até sua recuperação. Muitos que vivem em favela passam fome, não tem auxilio á saúde, e estão abandonados pela sociedade, porque ignoram esse tipo de pessoa, acham que eles nunca vão voltar á sociedade para viver de forma digna , juntos á sua família. O Assistente Social orienta este morador, dando a ele a oportunidade para que possa chegar a onde desejar de uma maneira honesta.
QUARTO DE DESPEJO: Diário de uma Favelada Em um relato de fatos verídicos, vivenciados e presenciados pela autora, Carolina Maria de Jesus, em seu diário ela descreve a favela e o tipo de vida que leva. A miséria e a imagem permanente de uma sociedade abandonada pelos governantes onde a marginalidade fala mais alto. Em meio a tanta dificuldade é possível encontrar alguém que luta em defesa de melhores condições do pais, são pessoas que idealizam um futuro melhor, uma sociedade que luta por uma vida digna. A pobreza é uma experiência diária dos assistentes sociais. Não podemos simplesmente considerar que a pobreza é expressa apenas pela carência de bens materiais. O nosso pais ainda sofre com o desemprego, violência e criminalidade que cresce a cada dia, a poluição que causa doenças respiratórias, saúde entre outros e principalmente a desigualdade social, onde uns tem muitos e outros nada. ONGS
O Serviço Social nas ONGS, no campo da saúde e um espaço onde vivencia uma forma de organização , dá apoio a sociedade, pessoas portadora de HIV-AIDS e dos portadores de transtorno mental.
Moradores de Rua
Com mais de 14.478 moradores de rua em São Paulo, vivem em estado totalmente de miséria,