antropologia
QUESTÃO: A partir da denúncia do Padre Fernão Cardim, identifique e liste os tipos de violências sofridas pelos indígenas no início do processo de colonização no Brasil.
A necessidade de grandes contingentes de mão-de-obra compeliu os portugueses a recorrerem ao trabalho indígena. A escravidão do gentio constituiu-se, porém numa questão polêmica, que frequentemente contrapôs lavradores e jesuítas.
“... Sua majestade tem, para com todos os índios do Brasil grande obrigação de ajudá-los com todo o remédio do corpo e do espírito. Pois, quase todos desta costa estão quase consumidos pelas doenças, guerras e tiranias dos portugueses e aqueles que escaparam voltaram para sua gente no sertão, e nem esses têm lá segura sua vida. Porque quando terminaram o resgate dos escravos tidos como legais, inventaram exército para ir ao sertão, trazê-los à marinha e deles se servirem perpetuamente.
Essas companhias são constituídas da maneira seguinte: juntam-se três ou quatro, ou mais pessoas, cada uma entra com sua parcela e pedem ao governador licença para embrenhar-se no sertão a fim de trazer índios livres. O governador concede-a com uma ordem para que sejam trazidos sem emprego de força ou fraude, mas de sua própria vontade, declarando-lhes que hão de servir os portugueses e ajudá-los em sua faina nos engenhos de açúcar e em intérpretes e outras pessoas que chegam algumas vezes a cinqüenta ou sessenta com suas peças e outras armas, muitos arqueiros índios, assim livres como escravos, os quais levam suas cargas de resgate e provisões. Com esse auxílio, se não conseguem trazer por manhas a gente que vão buscar, hão de trazê-la à força. (...) com esse propósito, eles partem sem nenhuma consideração à ordem nem da parte dos que vão para o sertão nem dos juízes quando voltam de lá e usam dessas licenças sem que haja exame delas. Ora, ao chegar às aldeias dos índios, que distam cem ou duzentas léguas sertão adentro, entram logo a usar