Antropologia
Desde a Antiguidade, o homem já se preocupava em saber sobre a existência da vida humana. Porém, o pensamento ficou vinculado a outras áreas de conhecimento e apenas no século XVIII é que a ciência da humanidade começa a se configurar, refletindo os próprios avanços da mente humana. O aprendizado ea assimilação de conceitos de outras áreas do conhecimento foram imprescindíveis para essa evolução. Não havia até então a resposta às diferenças entre o homem e o animal.
“Uma das maneiras mais proveitosas de se dar a conhecer uma área do conhecimento é traçar-lhe a história, mostrando como foi variando o seu colorido atravésdos tempos, como deitou ramificações novas que alteraram seu tema de base ampliando-o.” ¹
Considerada a ciência da humanidade e da cultura, a antropologia no nosso estudo precisa ser entendida com uma chave para a compreensão do homem. A Filosofia e a Sociologia foram fundamentais para que se configurasse o campo social-cultural ehumano da antropologia. E junto aos avanços na Medicina, Biologia e outras ciências naturais as áreas que desvendam a evolução física e corporal do ser humana.
“A partir do século XVI o mundo descobre e explora espaços até então desconhecidos e tem um discurso selvagem sobre os habitantes que povoam esses espaços. Após um parêntese no século XVII, esse discurso se organiza no século XVIII: ele é "iluminado" à luz dos filósofos, e a viagem se torna "viagem filosófica". Mas a primeira { a grande { tentativa de unificação, isto é, de instauração de redes entre esses espaços, e de reconstituição de temporalidades é incontestavelmente obra do século XIX” ²
A disciplina somente avançou com o desenvolvimento de outras ciências. A evolução física e corporal e os aspectos sócio -culturais são observados e analisados criteriosamente por diversas áreas, o que faz com que antropólogos, captem nesses estudos sobre as origens, evolução, desenvolvimento físico, material e cultural.