Antropologia
SUPERVISÃO ESCOLAR
UNIP INTERATIVA
CURSO PEDAGOGIA
ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Aluna: Luciana de Freitas de Matos RA: 1133873
Justificativa:
O desafio que a escola enfrenta atualmente exige dos supervisor, uma competência técnica e política que o habilita a participar da construção da autonomia escolar . Por certo, este profissional hoje é um dos membros da equipe gestora, devendo, portanto, apoiar e orientar o fazer pedagógico a partir da análise crítica da proposta pedagógica da escola compreendendo os problemas e, sobretudo, articulando soluções para os mesmos.
A Escola, como responsável pela formação integral de alunos e pelo desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes de seu papel enquanto sujeitos históricos, precisa, mais do que nunca, compreender que os objetivos da educação devem ir muito além da informação ou do mero desenvolvimento intelectual, abarcando toda a formação social, moral, espiritual, ética e humana das pessoas.
O projeto de trabalho é enfocar a necessidade da atuação de supervisor, com o objetivo de promover a integração e articulação de todo currículo, afim de que o processo educativo se desenvolva de forma sistematizada integrada e articulada do trabalho no conjunto.Portanto, devemos considerar que a prática do supervisor escolar deverá partir de uma análise crítica voltada para o estudo e a compreensão dos problemas e situações encontradas, discutindo todos esses problemas com todos os membros da escola e buscando a solução. O projeto de trabalho para a supervisao ajuda, a detector o carater especifico da realidade da escolar quanto a melhoria da qualidade de ensino e define os meios de alcancar o proposito.
Objetivo: