Antropologia
EXERCÍCIOS
1. Calcule x na figura abaixo.
2. (UnB) Um trapézio é desenhado sobre uma folha de cartolina, como ilustra a figura abaixo, em que O é o ponto médio do lado NP. Recorta-se, então, o triângulo OMN, girando-o, no plano, 180o em torno do ponto O; assim, o vértice N coincidirá com o vértice P. Desse modo, obtém-se uma nova figura geométrica.
Considerando , e o ângulo , julgue os seguintes itens.
A nova figura geométrica é um quadrilátero.
A área da nova figura é igual a 80 cm2.
A soma dos comprimentos LP e MN é maior que 21 cm.
Considerando o ponto Q obtido pela intersecção do segmento LP com a reta paralela a LM, passando por O; para se completar o retângulo de lados LM e MO, é necessário recortar um triângulo de cartolina cuja área seja igual à soma das áreas dos triângulos OMN e OPQ.
3. Um prédio de 36 m de altura projeta, em um certo instante, uma sombra de 14,4 m de extensão. Calcule a distância máxima que uma pessoa de 1,80 m de altura poderá se afastar da base do prédio, ao longo da sombra, para, em pé, continuar totalmente na sombra. Desconsidere a parte fracionária de seu resultado, caso exista.
4. (UnB) Na figura abaixo, ABCD é um paralelogramo, é perpendicular à reta que contém e o segmento é perpendicular a .
Com base nessa informações, julgue os seguintes itens.
¬ A medida de é igual a 2 cm.
O triângulo CDQ é semelhante ao triângulo BCP.
® A medida de é igual a 8 cm.
¯ A área do trapézio ABQD é igual a 144 cm2.
5. (PAS-UnB) Na figura a seguir, os triângulos retângulos ABC e BDE são congruentes e C é o ponto médio do segmento . Calcule, em centímetros quadrados, a área do triângulo BCF, admitindo que a medida de seja 40 cm.
6. Na figura a seguir, se o retângulo ABCD é semelhante ao retângulo BCEF , calcule, em centímetros, o comprimento do lado .
7. (UnB) Na figura, as três circunferências de centros B, C e D são tangentes, duas a duas, e