Antropologia
SANTOS
NOVEMBRO 2013
O filme “Lugar nenhum na África”, nos faz perceber alguns princípios e conceitos antropológicos.
1) Etnocentrismo - com a chegada de Jettel e Regina na África, logo percebemos que Jettel, se choca com uma “nova cultura”, que para ela é muito diferente e “estranha”, da qual estava acostumada a viver na
Alemanha. Ela não compreende e não desperta interesse nenhum em compreender a nova cultura na qual se instalou, revela menosprezo e julga e inferioriza a realidade a sua volta comparando com a vida alemã.
Lembrando do que estudamos no primeiro semestre, etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
Exemplo de etnocentrismo no filme: Jettel, retirou todas as molduras existentes na casa, assim que chegou. O fato de querer que as pessoas aceitem as nossas imposições também é uma forma de etnocentrismo.
2) Cultura - podemos visualizar como a vida de uma família de uma sociedade e cultura pode ser alterada ao ter que mudar - se para um país cuja cultura é totalmente diferente da que eles viviam, a formação social da África em nada se assemelhava a sociedade alemã. Diversos fatores podem ser apontados como principal característica de uma cultura, um deles é a linguistica de um país. O fato de uma pessoa aprender a falar a língua nativa de um país mostra que a pessoa tem interesse na cultura de determinado povo, é uma forma de se fazer parte daquela cultura na qual somos estranhos. Por exemplo, ao chegar a África Walter viu-se em meio a uma cultura que ele não conhecia, mas as quais ele era extremamente grato por ter salvo sua vida. Passou a ocupar uma função de destaque entre os nativos e precisou aprender a falar a língua para que pudesse se comunicar com os funcionários da fazenda e também para obter um