antropologia
ANTROPOLOGIA E DIREITO
Prof. Dalva Siqueira 02/09/2013
ETNOCENTRISMO - CONTINUAÇÃO Conhecemos o “nosso eu” e o “nosso grupo”. A antropologia busca o oposto, que é estudo sem amarras e sem paradigmas. A antropologia busca o entendimento e o conhecimento do que é diferente. CIÊNCIAS AFINS A antropologia é considerada a mais jovem das ciências, teve de aguardar o desenvolvimento dos conhecimentos ligados à Geologia, à Genética à Biologia à Sociologia para que pudesse se desenvolver pode-se afirmar que somente após o conhecimento da célula e da evolução terem sido formulados e aplicados ao Homem, é que a Antropologia se sistematizou e progrediu como Ciência do Homem . E assim mantém relação estreita com outras ciências, como ;Psicologia, Sociologia, Economia,Política, Geografia,Direito e História.
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA Como afirma o antropólogo Kluckhohn (1972:284), “ A abordagem sociológica tem-se inclinado para o que é prático e presente, a antropologia para o que é pura compreensão e passado”. Ambas valem-se de teorias, conceitos, métodos e técnicas de desenvolvimento. A sociologia empresta o seu conceito de Cultura.
RELAÇÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS Psicologia
Ambas tem interesse no comportamento humano com a diferença que a Antropologia preocupa-se com o comportamento grupal e a Psicologia com o comportamento individual. Assim os antropólogos buscam a interpretação dos sistemas culturais.
Economia e Política
Todo grupo humano, por mais simples que seja, tem sua organização econômica sistematizada, com base nos recursos disponíveis e no trabalho realizado ORIGEM DOS DADOS Na idade Clássica, os gregos foram os que mais reuniram informações sobre povos diferentes, deixando muitos registros e relatos desta cultura. Nasce assim a Antropologia, no século V a.C. coma figura de Heródoto, considerado Pai da Antropologia”.
Até seculo