antropologia
(DOUTRINA DOS HOMENS)
A. INTRODUÇÃO.
A Palavra Antropologia significa “estudo do homem” é uma composição grega formada por: Antropos: homem e logia: estudo ou tratado racional. Assim, a Antropologia é a ciência que estuda a história natural do homem, a natureza e a cultura humana.
Há duas vertentes dessa ciência:
1. A Antropologia Científica:
Que tem como objetivo estudar o homem por suas características físicas.
2. A Antropologia Religiosa:
Entende que o homem não é apenas um ser vivo (animal, vegetal, biológico), mas que o homem é um ser espiritual, é assim deve ser estudado de forma física-espiritual.
Em Teologia Sistemática, Antropologia estuda o ser humano sob o aspecto da revelação divina. Esse estudo é importante, pois o fundamento e a razão de ser da religião cristã se apóia numa relação vital entre Deus e o homem.
A. TEORIA DA EVOLUÇÃO (EVOLUCIONISMO BIOLÓGICO). Entre outras falsas teorias a respeito da origem do homem a que mais se destaca é a Teoria Evolucionista:
Ela ensina que: em tempos remotos apareceram a matéria e a força – mas como e quando a ciência não sabe. Dentro da matéria e da força surgiu uma célula viva – mas de onde surgiu a ciência não sabe. Nessa célula havia uma centelha de vida da qual surgiram todas as coisas vivas, desde o vegetal até o homem, um desenvolvimento controlado por leis que em conexão com o meio ambiente explicam a origem de várias espécies.
Uma espécie é uma classe de seres vivos que tenham características comuns, a espécie pode produzir variedade, que gera uma raça mais elevada.
A teoria mais propagada da evolução é do naturalista inglês Charles Darwim (fim da apostila) que apresenta o homem como alguém que se elevou de uma ordem inferior, resultado de sucessivas alterações nas formas materiais, em suma “que o homem veio do macaco”.
Essa teoria não pode ser comprovada. Lendo um texto sobre evolução vê-se chavões como: “crê-se que, admite-se que,