antropologia
2 – explique porque o desenvolvimento do pensamento antropológico moderno se iniciar no séc XX, quais seus pensadores e o que defendiam?
R: Principais pensadores – Montesquieu (1689 – 1755), David humme (1711-1776) e Adam Smith (1723-1776)
Foi quando se iniciaram a fundo os estudos sobre o homem, seus costumes, modo de agir e pensar, e considera-los pensantes.
Montesquieu dizia que as partes de uma sociedade e seu meio ambiente estão totalmente relacionadas a todas as demais partes.
Os ingleses David Humme e Adam Smith acreditavam que as sociedades derivavam da natureza humana e não do contrato social.
Já Jhon Locke e Jean Jackes Rousseau evidenciaram que as ações humanas são frutos de aprendizagem e não dependem de sua biologia.
Locke dizia que a mente humana era uma caixa vazia incapaz de adquirir conhecimento. E Rousseau achava que a educação era responsável pela transição entre o macaco e o homem.
4—Nesse período, como eram explicadas as diferenças entre as sociedades humanas e quais implicações dessas explicações
R: As diferenças entre as sociedades eram explicadas por estarem classificadas em diferentes graus de evolução, ou seja, de um lado ( a mais alta ) as sociedades mais adiantadas e do outro lado as mais atrasadas. A escala foi considerada como um sistema hierárquico e agravada pelo uso inadequado do conceito de raça e da divisão em superiores e inferiores.
6- Contextualize a formação da antropologia cultural no séc XX, a partir dos principais antropólogos culturais.
R: A antropologia cultural começou em 1896 quando Boas publicou um artigo onde defendeu a necessidade de estudar a evolução e o desenvolvimento de cada sociedade, formulando uma base teórica que ficou conhecida como Particularismo histórico, criando a chamada Escola Cultural Americana, onde cada cultura segue seus próprios caminhos em função de suas historias. O pensamento era avesso a hierarquização das sociedades.
8- Diferencie as ciências