Antropologia
1) Etnocentrismo: A minha cultura como referencia para comparar outra.
2) Evolucionista: tem a Europa como superior a todas as outras sociedades, Taylor e Morgam, analise diacrônica (linguagem histórica), os antropólogos enviavam questionários para os colonos, que observavam a comunidade e respondiam, enviando-os para os antropólogos, portanto não iam a campo, ultizavam a biologia.
Funcionalista: as sociedades vão evoluir de formas diferentes, os antropólogos começam ir a campo (quem observa é o mesmo que escreve), Boas, analise sincrônica(ontogênese| analise do momento).
3) ANTROPOLOGIA= Homem + Estudo > estudo do homem em suas dimensões e diferenças.
4) Relativismo Radical: É quando uma pessoa aceita e é submisso a tudo aquilo que te impõe, sem questionar se fere os direitos humanos. “tolero tudo”!
5) Conceito de cultura: É o sistema de classificação, porque o homem não suporta o vazio, o vazio representa o caos. Ato no qual eu nomeio e classifico coisas e estabeleço limites. Eduard tylor, foi o primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura.
6)Estranhamento: Quando eu olho a minha cultura com outros olhos, a parti do conhecimento adquirido por outras culturas ditas “estranhas”.
Desnaturalização: Reconhecer que os fenômenos sociais são construídos ao longo da história.
7) Parentesco: laços culturalmente construído (cunhado, sogra)
Consangüinidade: laços sanguíneos, naturais (mãe, pai, irmão, avó)
8) Incesto: De caráter normativo portanto é cultural e universal e por ser universal, possui domínio natural. O incesto é uma das bases da construção da sociedade. Transgressão a um corpo de um parentesco jurídico (vinculo de sangue ou simbólico).
9) A psicanálise é vista como uma forma moderna de xamanismo, ambos possui pessoas que vão ouvir os problemas, você vai culturalizar eles e ela vai trabalhar com você este para dar a cura (o terapeuta é o próprio objeto de cura)
10) Logocentrismo: Tendência de