Antropologia
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2013/2º
Disciplina: Estudos Antropológicos
Coordenador: Javier Alejandro Lifschitz
Com base no conteúdo da aula 14 defina identidade cultural e realize a seguinte atividade: * Procure em jornais ou revistas matérias sobre a identidade cultural de um grupo social (ex.: grupos jovens, moradores de uma região, imigrantes, grupos locais, indígenas, identidades religiosas, etc.) tentando responder as seguintes perguntas:
a) Explique porque se trata de um grupo com uma identidade cultural própria.
b) Descreva alguma característica dessa identidade cultural.
c) Discuta se é um grupo étnico ou não.
Observações: Escanear ou copiar o artigo colocando a respectiva fonte. Esta avaliação vale 10 (dez) pontos.
Tribo Guarani Mbyá ocupa terreno em Itaipuaçu que pertence a uma construtora imobiliária e disputa por terras causa indefinição para 25 pessoas de grupo indígena.
Desde o último dia 19, cerca de 25 índios do grupo indígena Guarani Mbyá, da Aldeia Semente, emCamboinhas, deixaram suas instalações na Região Oceânica e ocuparam uma área em Itaipuaçu, distrito de Maricá, que segundo eles, foi cedida pela Prefeitura. Objetivo da ocupação é instalar 15 famílias e construir 12 ocas, além de transformar a localidade em um grande centro cultural indígena. No entanto, pode haver irregularidades na instalação, já que uma empresa do ramo imobiliário alega ter o documento de posse da área.
De acordo com o cacique Darcy Tupã, responsável pela tribo, há cerca de cinco anos, quando ocorreu um incêndio na tribo, tratado pela Polícia Civil como criminoso, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, prometeu ceder uma área na cidade para que os índios pudessem plantar e produzir artesanatos, no entanto, segundo o índio, o local nunca saiu do papel. Na época,