antropologia
Ainda que nos últimos anos o Brasil tenha conseguido grandes avanços na área social, continua com muitos problemas afetando, de forma desagradável, a vida dos brasileiros e os mais preocupantes, são: desemprego, violência e criminalidade, saúde, educação, desigualdade social, habitação, entre tantos outros.
No Brasil o País das desigualdades sociais a má distribuição de renda que possuem uma pequena parcela da população muito rica e contrastando com ela, uma grande fatia da população vive entre a pobreza e a miséria. O Brasil ainda é um País muito injusto, mesmo com a distribuição de renda tendo melhorado, em função dos programas sociais.
Mesmo com o aumento da geração de empregos nos últimos anos, produzidos pelo crescimento da economia, podemos ainda encontrar um percentual muito elevado de brasileiros desempregados. As autoridades são os principais responsáveis por esse processo de desigualdade que provoca exclusão e gera violência. É necessário que os gestores do País planejem uma vida mais digna, com oportunidades de conhecimento para pessoas com baixa renda, dando-lhe a chance de trabalhar e ter o seu sustento garantido.
No âmbito da moradia o déficit habitacional é muito grande no Brasil. Favorecidos pelo crescimento acelerado dos habitantes da zona urbana existem milhões de famílias que não possuem a mínima condição habitacional adequada. O surgimento de grandes favelas e cortiços tomou conta, não só da periferia como das grandes cidades. Com esse aumento populacional nas cidades deu-se um crescimento absurdo da violência. As injustiças sociais aliadas à falta de rigor no cumprimento da lei exemplifica o alto índice da criminalidade em nosso País.
É preciso que atitudes, urgentes, sejam tomadas com relação à recuperação não só da estrutura física do país, como também, na qualidade do ensino, através da capacitação dos professores, federalização dos seus salários, e desenvolvimento de programas adequados, pois sem estímulos,