Antropologia
A cultura é um fenômeno que somente seres humanos possuem, cultura seria a capacidade que as pessoas têm de dar significado as suas ações. A cultura varia muito em cada sociedade ou grupo social existi um tipo de cultura diferenciada. Alguns hábitos que os japoneses possuem podem parecer muito estranhos para nós, brasileiros, por exemplo.
Segundo Thomaz, “podemos compreender a cultura como um código simbólico – código que tem uma dinâmica e uma coerência interna, é compartilhado pelos integrantes de uma sociedade ou grupo social, e que, mediante um procedimento antropológico, pode ser decifrado e traduzido para membros que não pertencem a este grupo. É importante lembrar que este código simbólico não se refere a código genético dos indivíduos.
A antropologia, portanto nada mais é do que a interpretação desses diferentes, códigos simbólicos que as diversas culturas possuem.
Sempre houve um estranhamento entre os costumes de diversas culturas de outros povos. Avaliamos a cultura de outras sociedades ou grupo social, levando em consideração a nossa cultura. Julgamos a cultura de outras pessoas a partir dos elementos da nossa própria cultura. Isso é chamado de etnocentrismo.
O etnocentrismo se aproxima muito do preconceito. Estamos julgando o que é “certo” e o que é “errado a partir de nossas culturas, não tolerando a cultura de outros grupos sociais, como por exemplo, a intolerância a práticas religiosas afro-brasileiras.
Uma das conseqüências do etnocentrismo é quando as práticas culturais de um determinado grupo servem de pretexto para uma tentativa de “extermínio” física, moral ou cultural de outro grupo social. Chamamos essa prática de genocídio. Um exemplo de genocídio, que ficou marcado ma história da humanidade, foi quando os nazistas tentaram eliminar os judeus por suas diferentes culturas.
As culturas estão sempre se modificando, nossos hábitos, nossas crenças e nossos costumes, seja em