Antropologia e a Enfermagem
Muitas pessoas se perguntam o que tem haver a Antropologia com a Humanização na Enfermagem, ou até mesmo pra que serve a Antropologia para estudantes de Enfermagem. Eu sinceramente acho que tem totalmente haver, porque acredito que através da Antropologia muitos estudantes de Enfermagem já certos de que o que queriam fosse a Enfermagem, possam até mudar de idéia, ou pelo contrário aumentar ainda mais a certeza que nasceu para tal coisa. Muitas vezes chegam até o curso sem nem saber o que é a Enfermagem, e o que é um Enfermeiro e qual a importância que ele vai ter na vida das pessoas. A partir da Antropologia podemos nos conhecer através das outras pessoas, conhecer o significado do que é Enfermagem, qual o peso eu diria de ser um enfermeiro bom, por que não basta se formar, ter um diploma, isso qualquer um consegue, mas conseguir ser bom no que faz, ter credibilidade, competência, fazer realmente a diferença e junto com tudo isso amar a profissão e ao próximo ,sem ter o olhar de que os pacientes são apenas aquelas pessoas que devemos cuidar para que fiquem bons e prontos, mas sim pessoas que estão ali necessitando não só de um remédio para o corpo, mas muitas vezes um remédio pra alma, pessoas que tem uma história, que tem preferências, crenças e culturas diferentes, e nós como enfermeiros, através da Antropologia, da psicologia, da humanização, devemos estar aptos e de braços abertos para lidar da melhor forma possível com qualquer situação e diversidades que possam aparecer no decorrer das nossas profissões.
O termo humanização tem sido recorrente em divulgações sobre o cuidado e a assistência à saúde, seja relacionado à hospitalização, à ética, à tecnologia, a políticas de saúde ou à relação entre os profissionais da saúde e a pessoa que busca seus serviços.
A antropologia esta diretamente ligada a Humanização na Enfermagem na minha opinião, por que através da Antropologia podemos conhecer sobre as outras