Antropologia e sociologia
REGIANE CARDOSO SOARES
SÃO LUÍS DE MONTES BELOS
MARÇO - 2011
REGIANE CARDOSO SOARES
Introdução a Antropologia e a Sociologia. O homem e a sociedade: da Antiguidade à Modernidade / Movimentos históricos da Antropologia (O Evolucionismo, O Funcionalismo, Estruturalismo e Diversidade Cultural).
Trabalho apresentado a Professora Cristina Leão da disciplina Fundamentos das Ciências Sociais e do Comportamento da turma A4/FCSC, turno noturno do curso de pedagogia.
FMB
São Luís de Montes Belos – 12/03/2011
INTRODUÇÃO
No sentido etimológico, a psicologia seria a ciência da alma ou o estudo da alma. Define a psicologia como a ciência que busca compreender o homem e seu comportamento, para facilitar a convivência consegue própria e com os o outro. “Pretende-se fornecer subsídios para que ele saiba lidar consigo e com as experiências de vida.”. Como destaca Figueiredo (2005) psicologia não existe no singular. O que há são inúmeras maneiras de conceber o campo do “psicológico” e outras tantas maneiras de se inserir nesse campo, intervindo nele, praticando “psicologia”. Entre as maneiras de pensar o “psicológico” há mesmo quem pretenda descartar-se desta denominação e dar preferência a outros conceitos, como “conduta” ou “comportamento” entre os que se situam no campo do psicológico, há também os que pretendem fazer outra coisa que não “psicologia” como, por exemplo, “psicanálise”. A psicologia é um conjunto de diversos domínios. Alguns psicólogos realizam pesquisa básica, alguns fazem pesquisa aplicada, e