Antropologia e Sociologia.
Sociologia: é a ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que integram os indivíduos associações, grupos, instituições.
Antropologia: é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. .A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção, abrigou diversas correntes de pensamento.
2. Porque é importante profissionais da enfermagem estudarem ciências humanas?
A Sociologia tem como objeto a sociedade, ter a compreensão dos processos da sociedade, ter visão crítica sobre esta é o que se pretende ao estudar esta ciência. A enfermagem lida com pessoas, estas formam a sociedade, faz-se necessário que você possa ver seu paciente de maneira contextualizada, compreendendo a inserção deste paciente na sociedade. Algumas doenças são próprias de determinados grupos sociais, por suas práticas e vivências, por exemplo. Um profissional que possui, além de sua área técnica, uma formação nas ciências humanas, será com certeza muito melhor preparado para exercer suas atividades, compreendendo mais profundamente sua atuação social.
3. Quem é tradicionalmente considerado o pai da sociologia? Por que?
Augusto Comte (1798-1857) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Porque Foi ele quem pela primeira vez usou essa palavra, em 1839, no seu Curso de Filosofia Positiva.
4. Quais os campos de estudo da Antropologia? Explique cada um deles.
Divide-se em duas grandes áreas de estudo, com objetivos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física (ou Biológica) e a Antropologia Cultural, para alguns autores sinônimos de antropologia social, que focaliza, talvez, o principal conceito desta ciência, a cultura. Segundo o Museu de Antropologia Cultural da Universidade de Minnesota, a antropologia cultural abrange três tópicos gerais que por