Antropologia e direito
A etimologia da palavra economia (do grego oikonomia, de oikos = casa, nomos = lei). Tratava-se, pois, de um ramo do conhecimento destinado a abranger apenas o campo comunal da atividade econômica, em suas mais simples funções de produção e distribuição. Como a teria definido Aristóteles, a Economia era "a ciência do abastecimento, que trata da arte da aquisição". Na sua obra Lições de Economia, Francisco Pereira de Moura apresenta algumas definições de ciência Econômica:
“Na Economia estudam-se os assuntos correntes da vida e do bem-estar(A. Marshall);
“A Economia tem por objetivo os preços e as leis do mercado(G. Pigou);
“O problema da aplicação dos recursos escassos e do emprego alternativo, em finalidades de desigual importância, é que constitui o objeto da Economia (L. Robbins).”
“Os economistas marxistas (seguidores do pensamento de Karl Marx) consideram que a Economia estuda as relações sociais de produção que se estabelecem entre os proprietários dos meios de produção ou capital(constituído por matérias-primas, equipamentos, terra, por exemplo) e os que apenas possuem a sua capacidade de trabalho.
A ETIMOLOGIA DA PALAVRA POLÍTICA
Segundo Norberto Bobbio, política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
Também, segundo o referido autor a palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através