Antropologia Visual e Imagem
Trabalho de Antropologia
Professor André Toral
Nelson Neto
São Paulo, 9 de Novembro de 2013
Questão 1. Estabeleça paralelos entre “Nanook do Norte” e “Argonautas do Pacífico Ocidental”.
“Se durante todo o século XIX, a Antropologia concentrava-se nos estudos sobre crença, costume e cultura material, a partir dos anos 30 do séc. XX o foco passou a ser a organização social, sistemas de parentesco e rituais” (Novaes 2009;13). É com este trecho de sua obra que Sylvia Novaes estabelece as mudanças ocorridas no formato do estudo antropológico ao longo do tempo.
Há um paralelo possível entre as obras “Nanook do Norte”, de Robert Flaherty, e “Argonautas do Pacífico Ocidental”, de Malinowski. As obras são distintas quanto ao seu formato, já que as experiências de Fleherty com os Itivimuits gerou um filme documentário, enquanto o convívio de Malinowski com os nativos das Ilhas Trobriand foi descrito em um livro. Fora isso, as obras estabelecem relações entre si, bem como o interesse de ambos os autores em provocar uma reflexão sobre a natureza da humanidade e da civilização. Além disso, Flaherty e Malinowski estavam interessados em traçar o perfil de um personagem. Na época, havia uma grande consciência da pessoa bem como um individuo único. Flaherty e Malinowski seguiram um plano de pesquisa etnográfico com uma longa permanência entre os grupos que estudaram. Para eles, o ponto de vista do nativo deveria ser captado, um fator importante.
[...] Argonautas do Pacifico Ocidental e Nanook of the North constituem tentativas de reconstrução da sociedade enquanto totalidade dotada de sentido. Mas tanto Flaherty, como Malinowski veem o mundo de uma perspectiva única. A câmera de Flaherty é fixa, estática e, tal como Malinowski, ele cria o presente etnográfico em que não são percebidas a mudança e transformações (Novaes 2009;15).
Apesar de insistirem na retratação do ponto de vista do nativo,