Antropologia Urbana Helena
Helena Di Giorgi Haddad
Capítulo 5 – Cultura
Working question 1 – Existe ou já existiu uma cultura americana?
“A cultura não se herda, conquista-se”, essa frase de André Malraux coloca em pauta a tão discutida questão da cultura. Todos seres humanos se dizem pertencentes a uma determinada cultura e, com certeza, ao visitar outro país e ver uma atitude, comida ou música diferente das suas deduziram que era algo cultural. Mas afinal, o que é cultura? Existe realmente a cultura de um país? Diversos teoricos tentaram desvendar essa questão e a resposta sempre encontra uma longa discussão através dela.
Entre a dita cultura de cada país, a mais divulgada mundo afora é a “cultura americana”. Afinal, quem nunca ouviu falar do “american way of life”? Quem nunca ouviu o comentário “ É influência da cultura americana” a respeito de um McDonald´s ou de um filme de Hollywood, por exemplo? Quem não conhece uma criança que sonha em ir a Disney ou em ser uma princesa igual aos filmes? Poderia ficar horas indagando os efeitos da dita “cultura americana” na nossa vida diária; mas será que isso,de fato, é uma cultura americana? Isso existe ou já existiu?
Jeffrey Nealon e Susan Searls Giroux, em seu livro The theory toolbox, afirmam que nós não vivemos em uma cultura monolítica, não importando onde vivemos; e por sinal, nação, em si mesma, parece ser arbitrariamente construída. Assim, de início, percebe-se a existência de um multiculturalismo – uma cultura é constituída de uma outra cultura e também percebe-se que nação e cultura não são a mesma coisa, viver em um mesmo espaço físico não remonta a ter a mesma cultura.
Portanto, se existisse apenas uma resposta a questão principal acima o melhor a dizer é que não existe em si apenas uma cultura americana; a subjetividade de qualquer cidadão americano é multicultural. Além disso, Geert Hodstede, psicólogo neerlandês, afirma que os Estados Unidos possuem a maior pontuação de individualismo que qualquer país estudado.