Antropologia - teoria e surgimento do homem a partir de seus ancestrais
Lamarck (1744-1829): Foi o primeiro a ir contra as ideias criacionistas e foi o primeiro a tentar explicar cientificamente o mecanismo na evolução. Para Lamarck os seres vivos mudavam sob pressão ambiental transferindo essas mudanças para sua prole. Dado o exemplo do pescoço da girafa, segundo Lamarck as girafas ancestrais tinham o pescoço curto, mas com a necessidade de alcançar alimentos em lugares altos (folhagem da árvore), tiveram que esticar o pescoço e com isso o pescoço alongou-se. Foi então criada a 1° Lei de Lamarck: Uso e desuso – as características e sua transmissão aos descendentes ocorreu criando a evolução das espécies, e quando o organismo não necessita mais do órgão o mesmo atrofia.
Darwin (1809-1882): Questionou a ideia de transmissão hereditária dos esforços dos seres vivos para se adaptarem ao ambiente e baseou sua teoria na existência de mutação aleatória e seleção natural. Partiu do princípio de que todos os seres vivos vieram de ancestrais através de um longo processo de variações. Na evolução a produção de variações é constante e em número maior do que as que podem sobreviver. Assim através da seleção natural, muitos indivíduos são eliminados e as variações que deram melhores resultados permanecerão e serão transmitidas às novas gerações.
Jacques Monod (1910-1976): Para Monod, o surgimento da vida no planeta e da espécie humana em especial são frutos de um acaso que as chances de surgirem eram praticamente nulas.
“Surgimento’’
Entre várias hipóteses para o surgimento dos hominídeos , a mais aceita atualmente baseou-se em descobertas recentes da geologia. Há aproximadamente 6,5 milhões de anos ocorreu uma grande transformação no território africano. Uma cadeia de montanhas se separaram e com ela seus habitantes. O lado leste da floresta transformou-se em vegetação de savanas. Os antropoides que viviam nessas florestas, continuou evoluindo e se adaptando. No lado leste porém, a escassez cada vez maior de vegetação fez com