Antropologia Pol Tica Resumo Global
Como é que a sociedade passa da selvajaria, ou seja de uma organização em Gens, igualitária, com uma divisão sexual do trabalho e uma economia comunista, para a civilização e emergência do estado passando pela barbárie?
A emergência do Estado dá-se devido a uma maior complexidade da estrutura económica que, por sua vez, resulta da emergência de classes distintas.
É na barbárie que se dá a primeira divisão social do trabalho, entre pastores e bárbaros. Da divisão social do trabalho nasce a 1ª divisão da sociedade: senhores e escravos. A segunda grande divisão social do trabalho dá-se quando o artesanato se separa da agricultura e provoca a emergência da troca mercantil e, por sua vez, do comércio.
Esta divisão provocou então uma nova divisão da sociedade em classes. A diferença de riqueza entre as famílias acabou com as comunidades domésticas comunistas para dar lugar à família individual, à propriedade privada e à monogamia. Esta divisão acentua também o contraste entre a cidade e o campo que se dá já na fase da civilização contribuindo para uma outra divisão do trabalho: entre os produtores e uma classe que em vez de se ocupar da produção se ocupa da troca (comerciantes). É então na civilização que se dá a monetarização, surgem os empréstimos, juros e a usura, dá-se uma mercantilização da terra o que faz com nasçam antagonismos e tensão entre as classes, fazendo assim com que surja um terceiro poder (o Estado).
Segmentaridade - Fortes e Evans-Pritchard
Radcliffe-Brown
Para Radcliffe-Brown estudar os sistemas políticos significa estudar as leis e a guerra. Radcliffe-Brown diz que as leis e aparelhos de justiça repressiva nas sociedades simples servem-se de 3 tipos de sanções: sanção penal, sanção moral e sanção ritual ou sobrenatural. Nas sociedades simples também existem 2 tipos de conflitos: a opinião pública e a arbitragem.
Refere que existem dois tipos de sociedades: sociedades sem estado e estados primitivos.
Nos estados