Antropologia - identidades
- A identidade como identidade pessoa (identificação)l, inicialmente começa a ser uma área da Psicologia.
- Só a partir dos anos 70/80, é que a Antropologia e a Sociologia adquirem o tema da Identidade como um dos mais importantes. Aos anos 80 o conceito de identidade era ainda um tema muito complexo.
Ex: O nosso BI/ Cartão do cidadão – que nos define como cidadãos Portugueses, em primeira instancia, que contém a nossa identificação – a nossa impressão digital – a nossa cor de olhos – altura etc.
- Todos eles são factores identitários fazem parte da formação da nossa identidade.
- Mas o que verdadeiramente interessa à Antropólogia política, é a Identidade Colectiva.
IDENTIDADE COLECTIVA
É um dos temas preferenciais da Antropologia.
- Este conceito começa a ser compreendido melhor a partir dos anos 80. Daí se começa a teorizar o factor da Pertença de cada pessoa a vários grupos.
- Significa que nós em simultâneo temos pertenças muito diversificadas no nosso quotidiano, as quais traduzem dimensões de identidade variadas. A nossa dimensão é a nossa configuração de identidade com vários grupos.
- Podemos dizer que a nossa identidade é constituída por variadíssimas partes que estão inter-relacionadas.
As identidades não são cristalizadas: isto é alteram-se ao longo do tempo, tendo em conta o seu quadro de relações e a sua experiencia de vida.
- A tal Pertença a vários grupos, que acabei de referir à pouco, implica que se tenham que relacionar uns com os outro. Esta constatação fez com que muitos cientistas estudassem este tema.
Relação entre:
NÓS……………………………OUTROS
SEMELHANÇA……………. DIFERENÇA
INCLUSÃO………………… EXCLUSÃO
DEFINIÇÃO DE IDENTIDADE COLECTIVA
- Relação entre NÓS E OS OUTROS: Para Nós nos definirmos uns com os outros, estamos a assumir que existem outros e nos definimos como membro de um grupo. (falar de nós mas conceber a