Antropologia Grace
Departamento de Ciências humandas e filosofia
Curso de Direito
ANTROPOLOGIA
Prof. Partícia navarro de almeida couto
DISCENTE: GRACE KELLY BRITO DA SILVA SOUZA
análise crítica RELACIONADA
1. DAMATTA, R. “Você Tem Cultura?”. Suplemento Cultural/Jornal da Embratel – Setembro de 1981
2. LARAIA, Roque de Barros. “Cultura: um conceito antropológico”, 21º edição. Zahar: Rio de Janeiro, 2007
3. “O Enigma de Kaspar Hauser”. Produção de Werner Herzog. Alemanha, 1974, (110 min)
Trata-se o presente texto de uma análise crítica relacionando o filme “O Enigma de Kaspar Hauser” com os textos “Você tem cultura?”, de Roberto DaMAtta, e “Cultura: um conceito antrpopológico”, de Roque de Barros Laraia.
Em uma breve sinopse, o filme relata a história de um personagem real, Kaspar Hauser, que durante aproximadamente 15 anos viveu em cativeiro. Essa ausência de convívio social teve um impressionante impacto sobre a vida de Hauser, que não desenvolveu a linguagem ou sequer qualquer outro comportamento semelhante a “humanos comuns”. Mesmo após iniciar a contato com a sociedade, Hauser não se sente capaz de se adaptar ao convívio, aos modos, os costumes.
De uma simples análise, pode-se inferir que a experiência de Hauser se enquadra na ausência daquilo que ambos os textos supracitados entendem como cultura, e, para além disso, de como cultura realmente influencia no comportamento do ser humano.
Laraia, por exemplo, nos conduz à conclusão de que culturas são comportamentos socialmente transmitidos, e que o homem age conforme os padrões culturais que lhe foram apresentados. Em conformidade, DaMatta, apresenta o entendimento do que cultura é algo que está dentro e fora de nós, pois são aquelas diferenças ou semelhanças que temos em nosso íntimo, que nos aponta as maneiras de nos relacionarmos com as pessoas de culturas semelhantes ou diferentes das nossas. No caso de Kasper Hauser, que não experimentou o processo de socialização, não se