Antropologia Física
Salvador
2013
ANTROPOLOGIA FISICA
Salvador
2013
I. Objetivo
Essa pesquisa tem como objetivo conhecer um pouco sobre a antropologia e suas subdisciplinas e entender a sua importância no contexto histórico e no processo da ciências sociais aplicada a saúde.
II. Antropologia física
A antropologia física chamada também como antropologia biológica é o estudo da origem, evolução e diferenciação da espécie humana, no seu desdobramento em tipos raciais, com ênfase na interação entre biologia e cultura.
Teve como origem no século XIX com as dúvidas quanto a origem divina dos humanos, aliadas à descoberta de fósseis como os dos Neandertais foram fatos importantes que levantaram questões quanto à origem e antiguidade da espécie humana. Com a publicação do livro “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, em 1859, aumentaram os interesses ao assunto e os cientistas começaram a se questionar quanto a origem e antiguidade da espécie humana.
A antropologia biológica é dividida em subdisciplinas:
A paleoantropologia é o estudo da evolução humana através de fósseis de hominídeos. Deste modo, é possível identificar as espécies de hominídeos que existiram estabelecer uma sequência cronológica destas espécies e testar hipóteses sobre suas adaptações e comportamentos.
A antropometria, que teria surgido do interesse dos cientistas do século XIX na variação física das diferentes populações humanas, utiliza medidas de partes do corpo humano. A osteometria é um caso particular, na qual se medem partes do esqueleto e a craniometria é outro caso, na qual as medidas de restringem apenas ao crânio. Através da antropometria, é possível verificar adaptações de certas populações ao clima (através de proporções distintas entre partes do corpo), por exemplo. Já a craniometria pode ajudar a elucidar as relações dos diferentes povos entre si, através de