Antropologia Forense
Antropologia forense é a área científica que , cuida dos estudos sobre identidade das pessoas e sua identificação, com seus métodos, processos e técnicas. Resulta da aplicação de conhecimentos de Antropologia às questões de direito no que diz respeito à identificação de restos cadavéricos. Através dos ossos, podemos obter dados sobre o sexo, idade, estatura do falecido e pormenores da vida que a pessoa teve como por exemplo hábitos alimentares, algumas doenças, lesões, etc. Sua ciência é de suma importância para o direito, poís através dela é possivel o descobrimento dos crimes, quem o praticou, hora da morte, causa da morte,para que assim consiga através do estudo da antropologia possa ser aplicado o direito através da lei para cada caso.
2 - Quais os passos para saber o tempo ou data da morte? A palavra tanatologia origina-se do grego Thanatos que quer dizer morte e do sufixo, logia que significa estudo. É o ramo da medicina legal que se ocupa do estudo da morte e dos fenômenos com ela relacionados. Através da Cronotanatognose é possivel descobrir o tempo , a que écronotanatognose o diagnóstico do tempo da morte pela observação das evidências ou dos sinais abióticos ou não vitais positivos, que são divididos em sinais recentes, sinais imediatos, sinais tardios.
Através da chamada Fauna Cadavérica é possivel descobrir a da que ocorreu a morte.
Quando o cadáver permanece insepulto e abandonado sobre o solo por razoável tempo, nele se instalam pequenos animais como insetos, denominados como fauna cadavérica. Existe uma ordem de instalação destes animais, primeiro as moscas comuns e verdes, posteriormente os coleópteros, lepidópteros etc.
O estudo da fauna cadavérica pode ser importante para a cronotanatognose, ou seja, definir quando ocorreu o falecimento e determinados insetos estão relacionados diretamente ao tempo de morte. Muitas vezes o auxílio do