Antropologia Filosófica
Primeiro Encontro:
Necessidade da Reflexão sobre o Conhecimento
Resumo das principais idéias:
Precisamos pensar de onde nascem as coisas e como elas acontecem, ou seja, aprender a ter o senso crítico.
Comentário sobre o assunto:
O assunto desse primeiro encontro é muito importante e realista para se obter uma crítica sobre tudo que existe, toda nossa cultura e conhecimento. A gente aprende a ver o mundo com outros olhos a partir que expandimos nossa reflexão além do senso comum.
Segundo Encontro:
Conhece-te à ti mesmo
Resumo das principais idéias:
Análise ao senso comum que não é critico e é herdado de gerações passadas e ao bom senso que é crítico e compreensível. Também vimos um clipe sobre Ideologia e Alienação.
Comentário sobre o assunto:
Esse segundo encontro retrata bem sobre o senso comum e o bom senso das pessoas. Às vezes, usamos um e em outro momento o outro, não vivemos, só de bom senso e só do senso comum. Herdamos muitas coisas, mas também, com nosso crescimento e amadurecimento, aprendemos a criticar as coisas em certos momentos. Nascemos com o senso comum, mas vivemos na maior parte do tempo com o bom senso. Somos livres de pensamentos, aprendemos a pensar e criticar.
Terceiro Encontro:
Modernidade Líquida
Resumo das principais idéias:
A reflexão que consiste o texto está baseada nas constantes mudanças ocorridas na sociedade atual e suas possíveis repercussões
Comentários sobre o assunto:
No terceiro encontro podemos observar que o autor da uma ênfase inicial sobre o processo de “crise” que acontece sobre os pilares da sociedade. A impressão que nos passa é que precisamos repensar, enquanto cidadão, o nosso “fazer social”.
Quarto Encontro: Por onde pensar o humano: a necessária distinção entre natureza e cultura
Resumo das principais idéias:
Pensar sobre a realidade dessas dimensões que são a natureza e a cultura, separadamente e em suas