ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA - CICLO DE APRENDIZAGEM 1
ATIVIDADE NO PORTFÓLIO
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
CICLO DE APRENDIZAGEM 1
BISMARQUE MACIEL DE OLIVEIRA - RA 1139876
TURMA – DGLF1401BHOM
1.
O método da Antropologia Filosófica possibilita descobertas de traços gerais do ser humano e o diferencia dos demais seres. De forma majoritária, os pensadores da Antropologia Filosófica entendem que o primeiro momento do método é analisar os dados oriundos das ciências humanas.1 Após tal análise passa-se a etapa da autorreflexão, na qual apresenta o homem como ser transcendental, o qual apresenta em suas atitudes ações de interioridade, subjetividade.2 Não é possível estudar o homem sem analisar esta segunda etapa, qual seja, sua subjetividade que em muitos momentos sobrepõe sua racionalidade. A Antropologia Filosófica analisa um discurso racional sobre o homem para que assim possa explicar sua essência a partir de categorias abstratas.
Desse modo, é imprescindível a obtenção de experiências científicas, dos estudos dos seres em geral e das ciências do homem.
O conhecimento filosófico do homem pode ser obtido por cinco categorias, são elas: Totalidade – existe um princípio único com atividades diversas; Alteridade – indica o vínculo do homem com o mundo; Diferenciação – se trata da identidade de cada pessoa, tal identidade permanece independente do tempo; Dialética – nela está contida as três categorias anteriores, quais sejam: a totalidade, a alteridade e a diferenciação; e finalmente a Metafísica – que compreende o homem além do dado fenômeno.
ACHA, J. A.; PIVA, S. I. Antropologia Filosófica. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 1 – p. 47.
Apud SAHAGUN LUCAS, 1996.
2
ACHA, J. A.; PIVA, S. I. Antropologia Filosófica. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 1 – p. 47.
Apud BUBER, 1996.
1
2
Deve ater-se a complexidade do homem, não sendo possível, portanto, compreendê-lo em sua totalidade ante seu caráter transcendental. Desse modo, não basta uma simples análise existencial.
2.
As