Antropologia da religião
CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Mariana Pereira Nunes
A CONSTRUÇÃO DA RELIGIÃO CRISTÃ A PARTIR DA LEITURA DA OBRA DE PAUL VEYNE
Trabalho apresentado a Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF, campus Juazeiro, como requisito da disciplina Antropologia da religião, ministrada pelo professor Delcides Marques.
Juazeiro-BA
2014
A CONSTRUÇÃO DA RELIGIÃO CRISTÃ A PARTIR DA LEITURA DA OBRA DE PAUL VEYNE
Mariana Pereira Nunes
RESUMO Ao estudar a cristianização do mundo se faz importante retomar a estudos históricos sobre os primeiros séculos do Império Romano e sobre a unificação deste. O século IV se mostrou singular na história, pois esse demonstra justamente a passagem do paganismo para a era cristã. É importante perceber que a conversão do coimperador e posterior Imperador, Constantino, teve papel primordial para essa inversão. O presente trabalho também pretende expor a partir da leitura da obra de Paul Veyne as singularidades e as originalidades pertencentes ao cristianismo que fez com que essa se destacasse entre tantas outras religiões.
PALAVRAS-CHAVE: Paganismo; Cristianismo; Império Romano.
A história da religião cristã é marcada por perseguições e triunfos. A obra de Paul Veyne “Quando o mundo se tornou cristão” trata de relatar e refletir detalhadamente sobre essas marcas históricas. Nesse contexto é importante elucidar que o império romano foi palco de muitos desses acontecimentos durante o século IV.
O início do século IV é marcado por perseguições ao cristianismo, e esse quadro só começará a apresentar mudanças após o ano 311, mais especificamente em 312, quando um dos quatro coimperadores romanos se converte a religião cristã, sendo este Constantino, que assume sua conversão mesmo esta não sendo a crença majoritária romana, segundo Veyne apenas cinco ou dez por cento da população romana era cristã.
Durante esse