Antropologia da religião
O RITUAL DO CORPO ENTRE OS SONACIREMA
Prof. João Simões
Horace Minner
A maioria das culturas possui uma configuração particular, ou estilo. Freqüentemente, um determinado valor central ou uma forma de perceber o mundo deixam suas marcas em várias instituições da sociedade. Como por exemplo, temos o “machismo” nas culturas de influência ibérica, a face na cultura japonesa, e a “contaminação pelas mulheres” em algumas culturas dos planaltos de Nova Guiné. Neste artigo Horace Minner demonstra que atitudes quanto ao corpo têm uma influência generalizada em muitas instituições da sociedade Sonaricema.
O antropólogo tornou-se tão familiarizado com a diversidade de modos com que diferentes povos reagem diante de situações similares, que ele não consegue se surpreender com os costumes mais exóticos possíveis. Com efeito, se quaisquer entre todas as combinações logicamente possíveis de comportamento não tiverem sido encontradas em alguma parte do mundo, ele tem o direito de suspeitar que elas devem estar presentes em alguma tribo ainda não estudada. Esta observação já foi realmente feita por Murdock, no que diz respeito à organização clânica. Neste sentido, as crenças e práticas mágicas dos Sonacirema apresentam aspectos tão pouco usuais, que nos parece importante descrevê-las como exemplo dos extremos a que comportamento humano pode chegar.
O prof. Linton foi o primeiro a chamar a atenção dos antropólogos para o complexo ritual dos Sonacirema, há vinte amos atrás, mas a cultura deste povo é ainda pouco compreendida. Os Sonacirema são um grupo norte-americano que vivem no território que se estende desde os Cree do Canadá aos Yaqui e Tarahumara do México, aos Caribe e Arauque das Antilhas. Pouco se sabe quanto a sua origem, embora a tradição mítica afirme que eles vieram do leste... A cultura Sonacirema se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que se beneficiou de um habitat cultural