Antropologia da arte
FUNDAMENTOS SOCIO- ANTROPOLOGICO DA ARTE
A RELAÇÃO ENTRE A CULTURA E A “SOCIEDADE”
KEESING
“Sociedade” é um conceito-chave instituído pelos sociólogos. Os antropólogos, “grupo cultural”, uma população culturalmente diferenciada etnologicamente.
“Cultura” focaliza os costumes de um povo; a “sociedade” focaliza o povo que pratica os costumes.
Alguns cientistas empregam o termo “sociedade”, em populações organizadas de animais e não de homens, embora possa haver uma pequena margem de aprendizagem, tal comportamento é movido por mecanismos inatos, geneticamente controlados.
“Uma sociedade” refere-se a uma população especifica e geralmente localizada, com sistemas costumeiros e distintivos de agregação.
Geralmente os antropólogos que uma organização social como um aspecto de sua cultura. Por organização social eles entendem a soma dos costumes ou comportamentos culturalmente transmitidos referentes à agregação comunal, idade, sexo, familia, amizade, liderança, classe e outros laços grupais. As combinações mais formalmente configuradas pleas quais um grupo ou uma população se integra para formar uma sociedade.
“Sistema Cultural” é qualquer tipo ou nível de comportamneto grupal organizado que tenha significação para o problema que se esteja estudando: osistema social de uma fábrica ou hospital.
O antropólogo reconhece cada individuo possui uma organizaçãoimpar de fatores constitucionais e de experiências cultural e social que, como dizemos, lhe dá “individualidade”.
Ninguém apreende toda a cultura em sua experiência adquirida. Cada individuo está condicionado a certos segmentos particulares da tradição total de seu grupo e participar deles.
BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO, UM DESAFIO AO OLHAR
Norton F. Corrêa
Como tal transmissão tem necessariamente caráter informal. A tradicionalidade, por construção, é dependente da oralidade.
O trabalho, enfocando manifestações populares do Maranhão, especialmente o bumba meu boi, esgtrela maior