Antropologia Cultural
1. Defina três conceitos chave trabalhados em sala de aula, relacionando-os entre si;
2. Mostre como o debate dessas ideias pode ser mobilizado para as atividades docentes no ensino médio
No texto “Raça e Cultura” Claude Lévi-Strauss trabalha com algumas principais noções (como as de raças, culturas e etnocentrismo) com o intuito de diminuir as proporções do preconceito racial que estava em alta na época. O contexto - pós Segunda Guerra Mundial – foi uma época de violenta demonstração dos horrores causados pela segregação racial, e a UNESCO solicitou a alguns estudiosos que discursassem sobre o tema ”Contribuição das Raças para a Civilização Mundial”. Lévi-Strauss aproveitou seu texto para criticar o tema e o evolucionismo que levam a uma visão racista,
Para criticar o tema, Lévi-Strauss afirma que se existe originalidade de contribuições culturais esta se deve a circunstâncias geográficas, históricas e sociológicas, e não a condições anatômicas e fisiológicas das diferentes raças.
“Mas o pecado original da antropologia consiste na confusão entre a noção puramente biológica da raça (supondo, por outro lado, que, mesmo neste campo limitado, esta noção possa pretender atingir qualquer objetividade, o que a genética moderna contesta) e as produções sociológicas e psicológicas das culturas humanas.” (RAÇA E HISTÓRIA - CLAUDE LÉVI-STRAUSS. P 329).
Portanto, é um erro reduzir a discussão da diversidade a um aspecto puramente biológico, uma vez que pode-se encontrar várias pessoas com semelhanças genéticas e características externas extremamente diferentes. Ao constatar que as produções sociológicas e psicológicas das culturas humanas vão muito além da noção biológica de raça, o autor conclui que o número de culturas humanas é bem maior que o de raças humanas.
Ao tratar da diferença entre as culturas Lévi-Strauss preocupa-se primeiramente com fazer uma descrição pormenorizada destas deparando-se com uma certa dificuldade, uma vez que as culturas