ANTROPOLOGIA CULTURAL
A antropologia cultural, um dos ramos em que se divide esta ciência, estuda as inúmeras culturas e povos existentes no mundo, com o objetivo de conhecer e comparar as suas semelhanças e diferenças, bem como as influências e os intercâmbios de aspectos/dimensões culturais. Grande parte da investigação antropológica se baseia em pesquisas de campo realizadas com diferentes culturas, com o objetivo de observar, por exemplo, os ritos, as cerimônias, os símbolos, os valores e as mudanças, entre outros aspectos.
Reconhecemos também que a antropologia cultural pode ser subdividida em etnologia, linguística e arqueologia. Na primeira metade do século XX, grande parte dos estudos estava orientada a registrar os diferentes estilos de vida de determinadas culturas que ainda não tinham experimentado a influência dos processos da chamada modernização e/ou ocidentalização. Foram realizadas muitas pesquisas de campo (etnografias) baseadas na descrição da produção de alimentos, da organização social, da religião, das formas diferentes formas de vestir, da cultura material, da linguagem e de outros aspectos das diversas culturas. As análises comparativas destas descrições etnográficas, que constituem generalizações mais amplas de esquemas e dinâmicas culturais, continuam sendo os objetos de estudo da etnologia.
No que consiste a antropologia cultural
Desenvolve a idéia de que cada cultura tem uma história particular. Cada cultura estaria associada à sua própria história, e para compreender a cultura é preciso reconstruir a história. Qual o objeto de estudo da antropologia cultural
O estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural.
Conceito antropologia cultural.
Implica os conceitos de:
Ciência Social- propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de povos organizados.
Ciência humana- volta-se especificamente para o homem como um todo; SUS fé, espíritos e costumes, filosofia, linguagem.
O que é cultura para antropologia