Antropologia Cultural da punição e do poder
Izabel Costa Villanueva²
Renata Moreira Lima³
Pollyanna Moreira
Escola Superior Madre Celeste, PA
RESUMO
Neste trabalho analisaremos as formas de punição e de expressão do poder ao longo dos séculos.
PALAVRA-CHAVE: punição, poder, violação, suplício, condenação, lei negra.
______________________
ANANINDEUA-PA
2013
1- Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia Jurídica, Profº Jorge Rui Miranda, como requisito avaliativo ao curso de Direito.
2- Acadêmica do 6º período do curso de bacharelado em Direito.
3- Acadêmica do 6º período do curso de bacharelado em Direito.
4- Acadêmica do 6º período do curso de bacharelado em Direito.
1- INTRODUÇÃO
O poder sempre foi objeto de desejo do homem. Muitos gastaram e gastam demasiado tempo em busca da oportunidade de conseguir ter em suas mãos o exercício do poder, e para alcançá-lo, a imensa maioria é capaz de suplantar até mesmos os seus princípios mais íntimos, cometer a mais vil e cruel das atrocidades, como forma de galgar o poder e de expressão de seu poder. Uma das mais expressivas formas de demonstração de poder na idade antiga, era a forma com que reis e governantes puniam aqueles que ousavam desafiá-los ou que violavam suas leis, as quais era a própria expressão do seu poder. Assim não só puniam aqueles que o haviam desafiado, mas também se tornavam temidos e reverenciados, o que os mantinha na posse do poder.
2- EXPRESSÃO DO PODER
Desde os tempos mais remotos, que a humanidade busca de alguma forma exercer o poder, em suas mais diversas formas de expressão. Ter o poder em mãos sempre representou e representa o domínio e o controle sobre os demais.
Reis, Imperadores, Generais e tantos outros grandes homens da história da humanidade, se tornaram conhecidos por seus grandes feitos e conquistas em razão do poder que exerciam, e por esse poder e somente por tê-lo realizaram grandes conquistas. O exemplo de