Antropologia cultura e indenidade
Antropologia cultura e Indenidade
ATIVIDADE DE ANTROPOLOGIA
Antropologia cultura e Indenidade
Introdução
Essa atividade de antropologia têm por objetivo desenvolver a capacidade de atuação critica e reflexiva dinamizando os conteúdos teóricos da disciplina e favorecendo o desenvolvimento da capacidade para transferir conhecimentos de vida e de experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e de estudo refletindo os conceitos de cultura e indenidade.
A partir da leitura do artigo “Barack Obama é negro ou mestiço?”de Pedro de Almeida Vasconcelos confrontamos ideias sobre a cultura e identidade influenciando na escolha de um líder mundial baseando-se pela antropologia física e cultural tendo por base o estudo de múltiplas dimensões do ser humano em uma sociedade.
Antropologia cultura e Identidade
Há muitas formas de explicar a conjunção de fatores que levaram o primeiro negro americano a sentar-se na cadeira mais poderosa do planeta. Dentre elas está à questão cultural que também está atrelada a racionalidade dos americanos. No caso de Barack Obama se deu pela minoria negra norte americana e por uma boa parte de mestiços elitistas como caribenhos que já tinha uma renda média elevada causando assim o fenômeno Obama. Mas apesar de ser filho de um negro e de uma Americana branca não obteve uma cultura negra, e sim uma cultura europeia onde foi criando pelos avós maternos, frequentando escolas que na sua maioria eram de “brancos”, com isso é o fato de ser mestiço talvez seja a resposta da grande aceitação que o mesmo obteve nas eleições presidências dos Estados unidos. Por esse ponto de vista podemos observar que o autor Pedro de Almeida quis colocar a causa no seu texto “Barack Obama o negro ou mestiço?” como uma questão de cultura racial.
Com isso podemos observar na antropologia que tem por objetivo estudar o homem e as sociedades humanas na sua vertente cultural, muitas questões contemporâneas sobre