Antropologia APS 1
Algumas das suas ideias são:
* Positivismo – A investigação do real através da observação. Comte acreditava que que tanto a natureza como a sociedade eram regidas por leis imutáveis. O positivismo tem como prioridade entender como os fenômenos ocorrem e não as causas do fenômeno. Comte acreditava que o estudo da sociedade deveria ser encarado como uma ciência tradicional como a Física , Astronomia, dando origem ao termo “ Física Social “
* A instituição da Moral como ciência - estudo da constituição psicológica dos indivíduos e suas interações sociais.
* O principio do “Espirito de Conjunto” – O sistema determina o comportamento de suas partes. Como o ambiente influencia o comportamento dos indivíduos, como a sociedade participa da construção de valores e princípios morais.
* Lei dos 3 Estados – Descreve as etapas pelas quais o espirito humano teve que atravessar em sua busca pelo conhecimento absoluto. Os 3 estados são: O estado teológico, o estado metafisico e o estado positivo. O estado teológico baseia-se no homem primitivo que atribui a ocorrência de todos os fenômenos como obra divina. O estado metafisico tende a ser mais racional, com o homem recorrendo a substancias , elementos , e entidades ocultas como causas dos fenômenos. Todavia não deixa de ser um estado fora da realidade, porem já apresenta um avanço em relação ao estado teológico. O ultimo estado, o estado positivo, baseia-se na busca por respostas plausíveis, sem recorrer a entidades estranhas ao homem. A ciência esta completamente baseada na realidade, com dados obtidos exclusivamente da observação dos fenômenos.
As ideias de Comte modificaram dogmas da ciência moderna. Na busca por uma ciência pura o rigor metodológico jamais poderia ser esquecido. O Pesquisador deveria se manter neutro , abdicando de seus valores e conceitos e baseando seu projeto apenas nos fenômenos observados. Tudo em prol de atingir uma verdade absoluta e