antropologia 1
Ao realizarmos uma ação, devemos ter consciência que esta ação resultará em uma reação. A partir disto, devemos pensar em tudo que estará de alguma forma ligada a esta reação. Em um mundo dinâmico devemos pensar em nossas ações, e em como elas afetarão os diferentes ambientes existentes, lembrando que há diferentes “tipos” de pessoas, com formas diferentes de pensar, interpretar e agir. Para cada ação, há uma responsabilidade, e com isso, o ser humano deverá estar atento e preparado para lidar com as responsabilidades necessárias no determinado momento.
O complexo geralmente assusta porque está em construção, reconhece a dinâmica das relações e da diversidade. É mais 'tranquilo' o que pode ser simplificado. A humanidade, movida por certa racionalidade, imaginou ser possível definir e controlar a vida. Mas a vida é dinâmica e nos desafia à criatividade.
Cuidado para não reduzir o complexo à ideia de algo complicado.
Por ex.: reconhecer que a educação de um filho é complexa, pois significa colocar-se num processo contínuo de aprendizagem, de diálogo, de relações que vão se re-construindo. Já pensar a educação como um modelo simples de regras e papéis que devem ser seguidos porque alguém decidiu o que é certo e errado, enfraquece a existência.
O que você pensa a respeito disto? A cada dia nos deparamos com diversos tipos de desafios, alguns complexos, outros nem tanto. O importante é sabermos lidar com consciência e sabedoria em todas as situações em que nos deparamos. Devemos lembrar, que todas nossas decisões, complexas ou não, implicará de alguma forma na vida de outras pessoas. Antes de tomarmos alguma decisão, há a necessidade de pensar na vida como um todo.
Separamos demais as coisas e (re)aproximá-las, entender suas conexões, me parece o caminho para dialogar, aproximar diferentes culturas e saberes.
Para fazer pensar, a fábula