Antropofagia: do amaral, de andrade
Giovanna T.P
10/05/2013
antropofagia
(francês antropophagie)
s. f.
Hábito de comer carne humana. = ANDROFAGIA, CANIBALISMO
A antropofagia era um costume de algumas tribos americanas, eles comiam a carne humana de seus adversários para poder digerir alguma habilidade do ser que foi devorado, é uma atividade simbólica de absorção das habilidades. Os Tupinambás acreditavam até que os deuses eram canibais, e portanto até a alma pode ser devorada e assim suas habilidades serem transmitidas .Mas afinal, como “comer” o outro, mastigar suas habilidades e produzir algo novo?
Segundo Freud , a antropofagia esta na base de nossa psique, ele relata isso em Totem e Tabú,uma das mais importantes criações (1912)
“Contra a realidade social, vestida e opressora, cadastrada por Freud – a realidade sem complexos, sem loucura, prostituições e sem penitenciárias do matriarcado Pindorama.”¹
Tarsila fez essa canibalização toda, conseguiu juntar técnicas (como ela chamava os movimentos surrealismo, cubismo, entre outros) e colocou sua brasilidade seu tempero especial, relatou a sociedade da época e sua paisagem, ela devorou as técnicas europeias e criou sua própria forma de ver sua terra. Tarsila mostrou o Abaporu (o homem que come carne humana) para Oswald que segundo ele, o melhor quadro que ela já pintou e Oswald mostrou para Raul Bopp ,foi o começo da ideia do manifesto antropofágico¹¹.
“Sinto-me cada vez mais brasileira: quero ser a pintora da minha terra.
Como agradeço por ter passado na fazenda a minha infância toda. As reminiscências desse tempo vão se tornando preciosas para mim.”¹¹¹
Tarsila sempre calma e passiva comprada com o temperamento explosivo e animado de Oswald , fazem um casal que um complementa o outro.
O quadro Abaporu tem as cores da bandeira do Brasil, suas partes inferiores são maiores que a cabeça, remetendo a força braçal muito maior que a força intelectual, os pés enormes dão ênfase