Antroplogia Filosofica
Juliana Mendes Diniz
Filosofia da Educação
06/03/2015
Pressupostos Filosóficos da Educação
Antropologia Filosófica
Desde as antigas civilizações uma “imagem de ser humano” orienta pais e mestres, na tarefa de educar as futuras gerações. Existem várias teorias antropológicas pedagógicas, mas iremos comentar somente três enfoques, A concepção metafisica, concepção cientifica e as vertentes existencialistas e dialéticas.
1º A questão antropológica: A questão antropológica é a primeira que se coloca em qualquer situação vivida mesmo que não tenhamos clara consciência disso.
O que é antropologia? Antropologia é a ciências que estuda o comportamento do ser humano, (palavra de origem grega – Anthropos = Homem / logos = Ciência), a antropologia filosófica faz a investigação sobre o conceito que o ser humano faz de si próprio.
2º A concepção metafísica: Na tradição filosófica em que predomina a concepção metafísica persiste algumas teorias pedagógicas como: “Buscar-se a unidade na multiplicidade dos seres, ou seja, a essência que caracteriza cada coisa.” Também o conceito de humanidade é compreendido a partir de uma natureza imutável, apesar de constatadas diferenças entre seres humanos, existiria uma essência humana, um modelo a ser atingido por meio da educação. Segundo essa perspectiva, educar seria desenvolver as potencialidades da natureza humana, fazendo cada um tender para a perfeição, para aquilo que pode vir a ser.
Segundo Platão, como os seres humanos já teriam comtemplado as essências do
Mundo das ideias, na educação, por exemplo, consiste em um processo de reminiscência, pelo qual o mestre ajuda a pessoa a se lembrar do que a sua alma já conhecera – conhecimento inato – antes de ser “aprisionada” pelos sentidos corporais, que sempre dificultam alcançar a verdade. Kant define como “O fim da educação é desenvolver, em cada pessoa toda perfeição do que ela é capaz.” Para Kant o aprimoramento da razão fazia como instrumento que permite ao ser humano sair da