Antrologia Filosófica
1-O QUE É CULTURA?
“Cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, tem visões desencontradas das coisas”.
Roque de Barros Laraia- Antropólogo brasileiro. . Resumidamente, cultura refere-se ao “modo de vida” de um determinado grupo de pessoas. Fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, vestimentas, rituais religiosos, língua falada e escrita, histórias, hábitos alimentares, danças, arquitetura etc.
1.2 ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL.
O etnocentrismo se refere a atitude de um indivídio, ou grupo de individuos, de considerar sua cultura como centro do universo. Neste sentido, o etnocêntrico repudia tudo que lhe pareça estranho, tudo que não esteja de acordo com suas têndências, hábitos e costumes. Exemplo de Etnocentrismo:
“Na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.”
Montaigne- Filósofo francês
O Relativismo Cultural é uma ideologia político-social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorização moral e ética de um sobre o outro. O relativismo cultural defende que o bem e o mal, o certo e o errado, e outras categorias de valores são relativos a cada cultura. O "bem" coincide com o que é "socialmente aprovado" numa dada cultura. Os princípios morais descrevem convenções sociais e devem ser baseados nas normas da nossa sociedade.
1.3 DIFERENÇA ENTRE CULTURA ERUDITA E CULTURA POPULAR.
Cultura Erudita: Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte de uma elite social, econômica, política e cultural e seu conhecimento é proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral (erudito significa que tem instrução vasta e variada adquirida sobretudo pela leitura). A