antonio
De
Literatura
04 de dezembro de 2014, Porto Velho-RO. Um momento histórico conturbado Com a realização do Concílio de Trento em 1545 a 1563, veio uma grande reformulação do catolicismo, em resposta á Reforma protestante. A igreja de Roma teve sua disciplina e a sua autoridade reafirmada, estabelecendo uma divisão entre católicos e protestantes.
Um movimento chamado de Contrarreforma desenvolveu-se nos Estados católicos, com o objetivo de reprimir as manifestações culturais ou artísticas que pudessem contrariar a igreja. Até que uma companhia conhecida como a Companhia de Jesus, passou a dominar quase completamente o ensino. Com a chegada dessa nova companhia as pessoas se sentiam cada vez mais perdiam a liberdade de pensamento, alem de com a chegada dos métodos de torturas utilizados em quem não respeitasse essas inquisições deixava a população insegura que se agravaram ainda mais pelo medo das epidemias e das guerras.
O poeta entre o céu e o inferno Na arte Barroco há uma exaltação dos sentimentos, e a religiosidade é expressa de uma forma dramática, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas. Ao contrario á arte do Renascimento, pregava o domínio da razão sobre os sentimentos. A palavra barroco A hipótese mais aceita para explicar a origem da palavra barroco é que ela deve ter surgido na ourivesaria para designar certo tipo de pérola irregular, porém, essa denominação não existia na época em que o Barroco começou a se desenvolver. O nome barroco apareceu no século XVIII com a conotação pejorativa, caracterizando algo imperfeito. A linguagem utilizada na arte Barroco é conhecida como cultismos ou gongorismo.